Uma nova ferrovia está prestes a transformar a logística do Brasil! Com investimento de R$ 3,28 bilhões, a Estrada de Ferro 118 promete unir Rio de Janeiro a Espírito Santo e abrir caminho para um novo ciclo de crescimento. Leilão deve acontecer até o fim deste ano, e a obra tem início previsto para 2026. Prepare-se para o futuro!

Um projeto ferroviário de grande porte está prestes a transformar a logística entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, com um impacto significativo na economia e no transporte de cargas no Brasil.

O leilão para a construção da Estrada de Ferro 118, também conhecida como Vitória-Rio ou Anel Ferroviário do Sudeste, está previsto para ocorrer ainda em 2025, com início das obras em 2026.

Este projeto terá um valor total de investimento de R$ 3,28 bilhões do governo federal e promete melhorar a conexão dos portos capixabas com outras ferrovias do país.

O que é a Estrada de Ferro 118?

Estrada de Ferro 118 será uma ferrovia essencial para integrar os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo a outras malhas ferroviárias importantes do Brasil.

De acordo com Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, a ferrovia tem o objetivo de melhorar a logística e o transporte de cargas.

O projeto foi detalhado no Seminário de Infraestrutura e Logística, promovido pelo LIDE Espírito Santo, no último dia 18 de março.

Com isso, o governo espera não apenas melhorar o escoamento de produtos, mas também impulsionar a economia de toda a região sudeste e do país como um todo.

O cronograma de obras

O cronograma para a realização do projeto da EF-118 foi detalhado pelo secretário Leonardo Ribeiro, que mencionou que o leilão deverá acontecer no final de 2025.

Após o leilão, o contrato será assinado e as obras começarão no ano seguinte, em 2026.

Ribeiro afirmou que o objetivo do Ministério dos Transportes é adotar um modelo de concessão inovador, onde o vencedor do leilão será aquele que exigir a menor participação do governo, buscando o máximo de investimento privado possível.

A ideia é ter uma parceria eficiente entre o governo e o setor privado, de modo que possamos concretizar os projetos e transformar a logística do país”, disse o secretário, ressaltando a colaboração da MRS Logística, que já sinalizou interesse em investir na construção dessa nova ferrovia.

A importância do projeto

investimento federal de R$ 3,28 bilhões será um dos maiores do setor ferroviário nos últimos anos, com impacto direto no desenvolvimento econômico da região sudeste.

O projeto irá beneficiar principalmente o estado do Espírito Santo, ligando portos como o Porto de Vitória e Porto de Açu, a outros centros logísticos do Brasil, agilizando o transporte de minérios, aço e outros produtos industriais.

O traçado da Estrada de Ferro 118 foi dividido em três segmentos: NorteCentral e Sul, com características e exigências distintas de construção e investimento.

O primeiro trecho, o Trecho Norte/Ramal de Anchieta, será uma parceria entre o governo e a Vale, que já se comprometeu com um investimento de R$ 6 bilhões para a construção do trecho entre Santa Leopoldina e Anchieta.

Segmentos da ferrovia e seus impactos

Trecho Norte (Ramal de Anchieta)

Este trecho terá 80 quilômetros de extensão e será construído pela Vale como contrapartida pela prorrogação antecipada de suas concessões.

A mineradora já definiu um investimento de R$ 6 bilhões para este trecho, que será integrado ao contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).

Trecho Central

Com cerca de 170 quilômetros, este novo segmento ligará o Porto de Açu (no Rio de Janeiro) até Anchieta (no Espírito Santo).

Este trecho terá um grande impacto na movimentação de cargas do interior para o litoral, além de melhorar a infraestrutura logística da região.

FONTE: CLICK PETROLEO